Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



PORTUGUESES vs ITALIANOS

Domingo, 13.12.09
Há alguns dias atrás, enquanto reflectia sobre alguns factos do nosso quotidiano diário cheguei à curiosa conclusão que portugueses e italianos têm mais em comum do que imaginam, sobretudo, no que toca a questões sociais, laborais e políticas.

Uma das similaridades mais interessantes entre os dois povos prende-se com o facto dos elementos do sexo masculino considerarem-se uns autênticos garanhões, vulgo machos latinos. Bom, é pena que os pobrezitos ainda não tenham percebido que de garanhões, não têm nada. Antes pelo contrário...

Se o assunto for trabalho, verificamos que os italianos gostam tanto de trabalhar como nós. Segundo um estudo elaborado por uma agência europeia, a Itália é o país com maior número de feriados ao longo do ano, logo seguido de Portugal. De facto, contabilizando o periodo de férias, feriados e respectivas pontes, a produtividade de portugueses e italianos deixa muito a desejar.

Em termos políticos, quase poderiamos jurar que José Sócrates e Silvio Berlusconi "frequentaram a mesma escola", apenas com uma pequena nuance: Sócrates demonstra ter sido um aluno mais atento que Berlusconi. A prová-lo estão as várias suspeitas de corrupção que recaem sobre o Primeiro-Ministro português e que nunca foram suficientemente fortes para levá-lo à barra do tribunal ao contrário do que sucedeu com o seu homólogo italiano. Claro que também poderiamos analisar esta questão doutro prisma, isto é, talvez a justiça italiana funcione um pouco melhor que a sua congénere portuguesa...

Apesar de portugueses e italianos não serem bons exemplos a seguir pelos restantes países da UE no que toca a questões políticas e laborais, a verdade é que a História europeia e mundial deve muito a estes dois povos. Sem o empreendedorismo e tenacidade de italianos e portugueses, jamais conheceriamos o mundo tal como o conhecemos hoje.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Criatura da Noite às 23:48