Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



SERVIÇOS SECRETOS - 0 TERRORISTAS - 1

Quarta-feira, 06.01.10
No passado dia 25, um terrorista islâmico de nacionalidade nigeriana tentou explodir um avião de uma companhia aérea americana que fazia a ligação entre Amesterdão (Holanda) e Detroit (EUA). Alguns dias após esta tentativa frustrada, um outro terrorista de nacionalidade somali tentou assassinar Kurt Westergaard, o autor das famosas caricaturas de Maomé que em 2004 provocaram uma onda de contestação de radicais islâmicos que se espalhou um pouco por todo o mundo.

Em comum estes indivíduos tinham o facto de estarem sob vigilância dos serviços secretos dos EUA e da Dinamarca, respectivamente. Além disso, segundo informações veiculadas pela imprensa e confirmadas pelas autoridades, ambos figuravam na lista negra da CIA.

A verdade é que estes homens conseguiram atravessar livremente meio mundo e entrar na Europa sem que alguém de direito interpusesse qualquer obstáculo.

Desta forma, torna-se legítimo perguntar: que género de serviços secretos permitem a livre circulação de fundamentalistas islâmicos dentro do espaço europeu e americano, quando é do conhecimento geral que os EUA e a Europa são considerados alvos primordiais destes grupos terroristas? Obviamente ninguém poderá e deverá impedir a livre circulação de pessoas e bens, mas não seria pertinente existir uma séria coordenação entre os serviços secretos da Europa e dos EUA?

Desta vez, um corajoso cidadão holandês e uma sala blindada conseguiram deter os terroristas. E para a próxima, terão os inocentes que se atravessarem no caminho de um shahid (suicida islâmico) assim tanta sorte?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Criatura da Noite às 22:11