Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A SENDA DOS INCÊNDIOS

Quarta-feira, 25.08.10

Todos os anos, a tragédia dos incêndios repete-se. Milhares de hectares de mata e floresta ardidas, casas, barracões, alfaias agrícolas e vidas destruídas. Só este mês já perderam a vida 3 bombeiros no combate aos fogos que lavram um pouco por todo o país.

Anualmente, repetem-se as mesmas queixas e lamentações, mas pouco ou nada muda ano após ano: escassez de meios materiais e humanos, falta de limpeza das matas e inércia das autoridades perante os incendiários.

Na óptica de qualquer leigo na matéria, estas questões poderiam ser facilmente resolvidas, bastando para isso alguma vontade.

Por exemplo, porque não colocar os milhares de militares aquartelados por esse país fora no apoio directo aos soldados da paz?

Porque não colocar os milhares de beneficiários de prestações sociais a colaborar na limpeza das matas?

E, finalmente, porque não proceder a uma profunda alteração da moldura penal no que concerne a este tipo de crimes?

Talvez o que falte aos nossos legisladores não seja vontade, mas sim, coragem. Afinal, as questões económicas, sociais, judiciais e étnicas acabam por constituir o maior 'calcanhar de Aquiles' de qualquer legislador. E em abono da verdade, quem tem a coragem suficiente para mexer em questões que, inevitavelmente, provocarão alguns dissabores?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Criatura da Noite às 23:06