Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



UMA GREVE QUE CORRE O RISCO DE FICAR POUCO LEGÍTIMA

Terça-feira, 15.03.11

Pelo segundo dia consecutivo, os camionistas de transportes de mercadorias continuam em greve, tendo-se já registado diversos confrontos entre as autoridades policiais e os piquetes de grevistas, apedrejamento de camiões dos quais resultaram um ferido ligeiro e, pelo menos, uma detenção. Os patrões das transportadoras de mercadorias contestam o crescente aumento do preço dos combustíveis e das portagens, exigindo condições especiais para o sector.

 

Em abono da verdade, o direito à greve é um direito consignado no artigo 57º da Constituição da República Portuguesa, sendo do livre arbítrio de cada um a adesão ou não a esta forma de luta. Por isso, é vergonhosa a forma como alguns piquetes de greve estão a conduzir este processo, forçando outros colegas de profissão a pararem os camiões, sob pena de apedrejamentos e outro tipo de agressões.

 

Aquilo que deveria, simplesmente, ser mais uma forma de protesto de uma das classes trabalhadoras mais fortemente afectadas pelo crescente aumento do preço do petróleo, poderá redundar num protesto de um grupo de arruaceiros interessados apenas na destruição de propriedade alheia, perdendo aos olhos da restante população portuguesa, toda e qualquer legitimidade de contestação.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Criatura da Noite às 10:46