Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



E PARA QUANDO O DIA DO DESEMPREGADO?

Terça-feira, 01.05.12

O 1º de Maio é, por tradição, o Dia Internacional do Trabalhador, mas nos tempos que correm este dia começa a fazer cada vez menos sentido. Segundo dados oficiais, o desemprego em Portugal atingiu em Março a casa dos 15% e em Espanha a taxa de desemprego já vai nos 25% (a realidade dos números deve andar bem longe destes dados, mas por medo ou, simplesmente, vergonha, ninguém se atreve a arriscar um número), enquanto no resto da Europa os números não são mais animadores, à excepção do Luxemburgo e da Alemanha com taxas de desemprego abaixo dos 5%. 

Neste sentido, urge perguntar: para quando um Dia Europeu do Desempregado? Afinal, esta é a realidade com que, diariamente, nos deparamos na televisão, nos Centros de Emprego e Centros de Segurança Social a abarrotar de pessoas desesperadas, nas poucas lojas de comércio tradicional que ainda restam cheias de material para venda e vazias de clientes ou no mercado imobiliário completamente a agonizar. 

Fica a sugestão de um dia dedicado aos milhões de desempregados por essa Europa fora com distribuição de senhas de racionamento, roupas usadas, cobertores para todos aqueles que perderam a casa e passaram a viver nas ruas e as habituais promessas dos governantes de que tudo vai melhorar e que a austeridade tem o único propósito de construir uma Europa mais justa e igualitária. 

Parafraseando o saudoso Fernando Pessa: "E esta, heim?!"

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Criatura da Noite às 21:49