Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



AFINAL, QUEM GANHA COM AS GREVES?

Quinta-feira, 07.11.13

O dia está a ser marcado pela paralisação de centenas de trabalhadores do sector dos transportes, nomeadamente da CP, SOFLUSA, CARRIS e SCTP. 

Segundo os sindicatos dos transportes e comunicações, a greve não está a ter a adesão esperada, mas quem circulasse, ou melhor, tentasse circular esta manhã na Linha de Sintra, deparar-se-ia com um cenário típico de um dia de greve geral: comboios parados e bilheteiras fechadas. 

A indignação geral estava bem patente no rosto das pessoas que aguardavam a partida do comboio no Rossio, pairando no ar a dúvida, se uma das composições paradas desde as 6h30 da manhã e com o motor em funcionamento, iria ou não arrancar para mais uma viagem em direcção a Sintra. 

O direito à greve é um direito constitucional que assiste todos os cidadãos. Contudo, e por mais válidas que sejam as razões, não é digno da parte dos grevistas, dos sindicatos e até da CP, deixarem centenas de utentes horas a fio à espera pela partida ou chegada de um comboio que, afinal, teima em não partir ou chegar. 

Apesar de todos os sindicatos defenderem que a greve é uma das poucas formas de demonstrarem o descontentamento geral dos trabalhadores, a verdade é que os únicos resultados visíveis destas paralisações são, por um lado, o facto de as empresas acabarem por poupar milhares de euros em combustíveis, mão-de-obra e outros bens e serviços essenciais ao normal funcionamento da rede de transportes e, por outro lado, o repúdio e afastamento dos utentes da causa defendida pelos trabalhadores descontentes. 

Analisando crua e friamente estes factos, quase que poderíamos suspeitar da velha teoria da conspiração e conluio entre sindicatos e Governo. Afinal, enquanto o público em geral se vira contra os trabalhadores devido aos transtornos causados e os trabalhadores se viram contra o público em geral pela suposta falta de apoio e compreensão, o Governo vai governando, ou melhor, desgovernando o país a seu bel-prazer...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Criatura da Noite às 19:21