Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A HIPOCRISIA OCIDENTAL

Sábado, 14.11.15

Mais uma vez, o Ocidente e, particularmente a Europa, acordaram sob um manto de terror. Ontem ao início da noite, vários homens armados com armas automáticas e cintos explosivos atacaram a tiro e à bomba diversos locais de Paris. O número de mortos ainda é incerto, mas já estão contabilizados pelo menos 130 vítimas mortais e mais de três centena de feridos, alguns em estado grave.

Os principais alvos foram o Estádio de França, onde decorria um jogo de futebol amigável entre as seleções francesa e alemã e o Bataclan, uma das mais conhecidas salas de espetáculo parisienses. Há ainda registo de outros ataques em restaurantes e cafés da capital francesa, não tendo sido espicificadas onde e quais. 

Os ataques terroristas já foram reinvindicados pelo Estado Islâmico (EI) que justificou os atos como sendo uma retaliação aos ataques levados a cabo pela França em território sírio.

De facto, estamos perante mais um ato bárbaro perpetrado por gente ignóbil que não tem a mínima noção do conceito de humanidade. No entanto, terão os europeus, ou melhor, os ocidentais que se consideram tão civilizados, noção do conceito de humanidade?

Os EUA e alguns países da Europa como a França, Alemanha ou Reino Unido consideram-se no direito de invadir países como o Iraque, o Afeganistão ou lançar ataques na Síria sob a eterna e sempre controversa capa da libertação daqueles povos. 

Contudo, só os ingénuos acreditam nesses argumentos. Muitas vezes, por detrás dessas invasões estão razões puramente economicistas como o controlo dos poços de petróleo ou o interesse das empresas ocidentais na reconstrução desses países. Após a invasão, "estabilização" e controlo político dos territórios ocupados ou atacados, assistimos, invariavelmente, a uma corrida desenfreada das empresas americanas e europeias rumo a esses territórios para "ajudarem" na sua reconstrução. Exemplo disso são o Afeganistão, o Iraque ou a Palestina. 

A par desta hipocrisia grotesca, ainda existem os crimes perpetrados pelas forças estrangeiras, supostamente, 'amigas'. É do conhecimento público, mas ainda tantas vezes abafado, que durante as invasões e ataques por forças estrangeiras ditas "civilizadas", um número ainda indeterminado de homens, mulheres e crianças são violados, abusados sexualmente e assassinados por aqueles que 'gritam' ao mundo inteiro que estão ali para ajudar. Curiosamente, os comentadores políticos e intelectuais não falam destes casos. Porque será?

Em suma, tão ignóbeis e bárbaros são os ataques terroristas perpetrados por elementos do EI em solo europeu, como o são as invasões levadas a cabo pelas forças ocidentais em territórios do Médio Oriente. No fundo, acabam por ser os mais fracos e inocentes a 'pagarem a fatura'.

Por isso, os ataques em território francês não me surpreendem. O que me surpreende é a tremenda hipocrisia da esmagadora maioria das pessoas e, particularmente, dos opinion makers e pseudointelectuais que julgam e condenam tão displicentemente os ataques terroristas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Criatura da Noite às 21:30