Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O MELHOR E O PIOR DO SER HUMANO

Domingo, 24.10.10
De facto, o ser humano é capaz do melhor e do pior perante situações de tragédia iminente. Ao observarmos atentamente o caso dos mineiros chilenos presos numa mina a uma profundidade de 700m, verificamos até onde a perseverança e a vontade humana conseguem levar o Homem.

Durante quase 3 meses, as autoridades chilenas arquitectaram um ambicioso plano no sentido de trazer para a superfície os 33 homens soterrados nas profundezas da terra. Em pouco mais de 24 horas e com a ajuda de uma cápsula especial concebida para o efeito, os trabalhos de resgate foram concluídos e todos os homens regressaram à superfície sãos e salvos.

No entanto, se recuarmos 10 anos e relembrarmos o fatídico acidente do submarino russo Kursk em que 118 homens foram abandonados à sua sorte nas profundezas do Mar do Barents, após uma explosão nuclear que afundou o submergível, depressa chegaremos à conclusão que o ser humano também consegue ser do mais frívolo e egoísta que se possa imaginar.

Na altura, as autoridades russas negaram veementemente a existência de possíveis sobreviventes, apesar de admitirem alguns rumores da existência de alguns ruídos fruto, possivelmente, de indícios de actividade humana no interior do Kursk. Pois é, uma autêntica contradição digna de um bando de políticos pouco interessados na vida dos seus concidadãos.

Dez anos passados sobre o incidente, a comunidade internacional e a própria população russa questionam-se se o Governo de Vladimir Putin terá envidado todos os esforços para tentar resgatar os possíveis sobreviventes.

Independentemente dos contornos e das consequências políticas e económicas que giram em torno destes incidentes, a verdade é que a Humanidade teria mais a ganhar se seguisse o exemplo do Governo chileno e envidasse todos os esforços no sentido de salvar os seus concidadãos, sob pena de se evitar mais uma tragédia humana que ficará irremediavelmente nos anais da História.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Criatura da Noite às 19:45


1 comentário

De T. a 25.10.2010 às 14:16

Tens toda a razão! Já nem sequer recordava-me da questão do submarino... É uma questão política, tu tens conhecimento que tudo o que envolva aquele país...É para esquecer! Os chilenos são mais abertos, permitem ajudas externas. Posso sacar este teu texto para o meu trabalho? Como as notícias manipulam a nossa opinião...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.